Serviços

Psicologia Organizacional

Dentre os vários fatores que influenciam na sustentabilidade das empresas, o ser humano é, reconhecidamente, um fator que merece atenção. E aqui entra a importância da Psicologia Organizacional, no que se refere à administração de pessoas, pois ela trabalha no sentido do pleno aproveitamento dos recursos humanos de uma organização, dispondo-os para que ofereçam eficiência e produtividade com o melhor nível de satisfação pessoal e geral.

A Cuidarte oferece consultoria para empresas na área de Psicologia Organizacional com os serviços de:

Recrutamento de Pessoas; Seleção de Pessoal; Descrição e Análise de Cargos;Avaliação de Desempenho;Compensação (administração de salários);Desenvolvimento de Plano de Benefícios Sociais; Higiene e Segurança do Trabalho;Políticas de Qualidade de Vida no Trabalho

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal; Desenvolvimento Organizacional; Sensibilização para a Responsabilidade Social;Relações com o Cliente.

 

Grupos

A Cuidarte dispõe de espaço especialmente preparado para o atendimento a grupos (adolescentes, terceira idade, mães, gestantes). Em linhas gerais, o objetivo da psicoterapia de grupo é propiciar aos participantes o crescimento pessoal, por meio de um processo que envolve o ser humano e suas relações.

 

Terapia Familiar

A Terapia Familiar é um tipo de psicoterapia que se aplica a familias, onde os membros possuem algum nível de relacionamento e é focada na interação entre o que o individuo sente, pensa e se comporta, levando em conta a realidade do grupo familiar.

 

Terapia Sexual

A Cuidarte dispõe em seu corpo clínico de psicólogos qualificados para manejar o atendimento em Terapia Sexual.

Essa terapia é realiza por um profissional – médico ou psicólogo – especializado no tratamento dos distúrbios sexuais, apto a esclarecer os problemas orgânicos e/ou emocionais relativos a tais demandas. Ressalta-se que muitas vezes, mesmo que a disfunção tenha um caráter estritamente orgânico, não significa que o emocional não esteja abalado. Assim, uma terapia sexual também se faz necessária, paralelamente ao acompanhamento médico, para que a auto-estima seja recuperada. Diferentemente do médico, o psicólogo especialista em sexualidade humana se encarrega do tratamento das disfunções em que a causa não seja física.

 

Terapia de Casal

A Terapia de Casal é uma especialidade em psicologia que tem como foco o apoio terapêutico aos casais que se encontram em situação de ruptura, seja divórcio, separação ou mal-estar na relação.

A Terapia de Casal visa permitir ao casal adquirir uma noção clara dos problemas que afetam a relação, das necessidades que têm, e analisar as hipóteses de reconciliação, e caso existam, tentar, encontrar meios facilitadores para o restabelecimento da relação. O objetivo é o ‘crescimento’ de cada um dos cônjuges e da relação entre os dois.

A Cuidarte conta, em seu corpo clínico, com profissionais qualificados para manejar o atendimento a casais nesse tipo de consulta, dentro das diversas abordagens psicoterapêuticas.

 

Dependência Química

O atendimento individual ao dependente químico tem como objetivo a oportunidade de uma relação que possa promover mudanças a partir da reflexão sobre si mesmo e sobre como os eventos da vida afetam o indivíduo, bem como sua reação aos mesmos.

No caso da dependência química, a terapia em grupo também é de suma importância como base de apoio no tratamento. O objetivo da psicoterapia de grupo é propiciar aos participantes o crescimento pessoal, por meio de um processo que envolve o ser humano e suas relações.

 

Terapia Assistida por Animais

A Terapia Assistidas por Animais (TAA) é uma terapia complementar que usa animais (cães, gatos, cavalos) como recurso terapêutico. O animal serve como um catalisador das emoções e ponte de contato entre o terapeuta e o paciente. Na psicoterapia (individual ou de grupo) o contato com um animal pode ajudar o cliente a enfrentar questões dolorosas e a se comunicar melhor com o psicoterapeuta. Entre os benefícios da TAA está a melhoria da qualidade de vida do ponto de vista físico e emocional.

 

Atendimento a Crianças com necessidades especiais

O processo terapêutico psicológico com pessoas portadoras de necessidades especiais objetiva facilitar ao paciente a “compreensão” da não separação corpo-mente, levando-o a entender e participar do processo de readaptação, respondendo positivamente aos desafios que se apresentam na vida diária; e junto à família busca-se proporcionar a aceitação da condição da criança enquanto sujeito, facilitando seu papel de cuidador, tornando-se ativa no processo.

 

Neuropsicologia

A neuropsicologia é uma área da Psicologia que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Busca entender como as estruturas e funções do sistema nervoso central se relacionam com os processos psicológicos e o comportamento em geral.

Para isso, investiga como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas do cérebro afetando os processos cognitivos. Dedica-se a avaliar, identificar e detectar a integridade das funções mentais superiores como a Atenção, Consciência, Memória, Linguagem e Pensamento.

Entre as principais contribuições desse ramo do conhecimento estão os resultados de pesquisas científicas para elaborar intervenções em casos de lesão cerebral, quando se verifica o comprometimento da cognição e de alguns aspectos do comportamento.

A Cuidarte com profissionais com atuação nessa área.

 

Psico-oncologia

Temos, no quadro clínico da Cuidarte, profissionais de psicologia especialistas em atender pessoas acometidas pelo câncer. A psico-oncologia é uma ciência que trabalha especificamente as reações emocionais da doença do câncer e tratamentos relacionados.

 

 Atendimento ao idoso

Na terapia psicológica voltada para a pessoa na 3ª idade, o sujeito encontra um espaço de acolhimento, onde se sente aceito para poder expor suas questões e sentir-se respeitado. O foco na psicoterapia é a busca pela auto-estima, auto-aceitação, melhoria na autonomia e da capacidade de resolução de conflitos. A Cuidarte conta, em seu quadro clínico, com profissionais habilitados para atender ao idoso, incluindo a preparação para aposentadoria.

 

 


Central de Atendimento Clipping Cuidarte Newsletter
() -